VPN para Jogos: Vantagens e Desvantagens que Todo Gamer Precisa Saber

Usar uma VPN enquanto joga traz muitos benefícios, especialmente porque torna sua sessão mais segura. Também lhe dá mais liberdade quando se trata de escolher o servidor. No entanto, as desvantagens, se se aplicarem a você, podem ser sérias o suficiente para que você queira pular o uso de qualquer VPN de jogo completamente.

As vantagens de usar uma VPN durante os jogos

Primeiro, vamos ver por que usar uma VPN é uma boa ideia para você quando joga.

Segurança

Primeiro e mais importante é a segurança. A maneira como as VPNs funcionam é que elas redirecionam sua conexão por meio de um servidor externo e então criptografam a conexão por meio de um chamado túnel VPN. Isso limita o rastreamento por qualquer site ou serviço ao qual você esteja conectado, aumentando sua privacidade.

O redirecionamento também adiciona uma camada de segurança. Por exemplo, se você for vítima de um ataque DDoS, seu provedor de VPN cuidará disso — você não precisará se preocupar com isso.

Localização do servidor

Mesmo que você não esteja preocupado com segurança enquanto joga online, as VPNs oferecem outra vantagem para você — a saber, a capacidade de fazer parecer que você está em qualquer lugar onde seu serviço de escolha tenha servidores VPN. Com um clique de um botão, você pode fazer parecer que está em outra parte do mundo.

Isso significa que você pode encontrar servidores em outras partes do globo que têm mais ou menos jogadores, conforme desejar. Também torna mais fácil jogar com amigos distantes. Uma VPN pode tornar o jogo muito mais divertido dessa forma.

Anúncios reduzidos

Como bônus adicional, muitos serviços VPN (leia nossa análise do Proton VPN e da ExpressVPN para dois bons exemplos) têm bloqueadores de anúncios integrados. Se você usa seu navegador ou dispositivo móvel para jogar, isso significa que verá menos anúncios, sem que o serviço de jogos o bloqueie de jogar.

As desvantagens de usar uma VPN durante os jogos

Por melhores que sejam essas vantagens, elas apresentam alguns problemas que podem ser decisivos.

Desempenho e Velocidade

O maior problema com o uso de uma VPN é que ela prejudicará seu desempenho ao diminuir sua velocidade e aumentar sua latência (ou ping). Esse é o atraso entre você clicar no mouse ou pressionar um botão do controle e a ação ocorrer na tela.

Embora existam casos em que uma VPN melhore seu ping, eles são raros e realmente não devem ser contados. Isso significa que, mesmo que você encontre um ótimo servidor do outro lado do mundo, seu desempenho pode ser tão ruim que você acaba ficando fracionado a cada poucos segundos de qualquer maneira.

As notícias não são todas ruins, no entanto, já que as melhores VPNs serão capazes de mitigar os danos usando bons protocolos VPN e servidores de última geração. No entanto, espere alguns problemas de vez em quando, já que nenhuma VPN anulará a lentidão completamente.

Problemas com o provedor

Um segundo problema é que qualquer serviço com o qual você joga pode ter restrições de uso de VPN em vigor. Geralmente, esses tipos de banimentos são raros e só se aplicam a casos muito específicos. O Steam, por exemplo, declara em seu contrato de assinante que você não tem permissão para usar uma VPN para obter preços mais baratos, mas não se importará se você a tiver em execução enquanto joga.

O melhor conselho que podemos dar nesse caso é que você leia os termos de serviço da plataforma em que está jogando antes de usar sua VPN, para ter certeza de que não está quebrando nenhuma regra.

Você deve usar uma VPN enquanto joga?

Usar uma VPN é uma boa ideia se você tiver dinheiro para pagar por uma boa VPN que possa minimizar problemas de desempenho, supondo que o jogo que você está jogando não tenha uma proibição de VPN em vigor.

No entanto, se tudo o que você pode pagar é uma VPN gratuita e seus muitos problemas (como velocidades reduzidas e o risco de coleta de dados), então você pode querer considerar não se incomodar. Afinal, não ter uma VPN não vai impedir você de jogar, que é o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *