O iCloud é a infraestrutura baseada em nuvem da Apple para armazenar e sincronizar dados, disponível em todos os dispositivos Apple. O iCloud+ se refere especificamente aos níveis premium do iCloud, que concedem principalmente armazenamento em nuvem adicional, mas também vêm com algumas vantagens adicionais úteis. Aqui está o que você precisa saber.
O que é iCloud+?
Você ganha 5 GB de armazenamento gratuito no iCloud com um ID Apple, mas isso não dura muito. Se você decidir fazer upgrade para qualquer nível de armazenamento pago do iCloud (começando com a taxa mensal de US$ 0,99 para 50 GB adicionais), você será considerado um assinante do iCloud+.
Além do armazenamento adicional que permite que você faça coisas como armazenar mídia na Biblioteca de Fotos do iCloud, o iCloud+ vem com recursos adicionais exclusivos para assinantes: Retransmissão Privada, Ocultar Meu E-mail, um domínio de e-mail personalizado e gravação ilimitada de Vídeo Seguro do HomeKit.
Se você cancelar sua assinatura do iCloud (e voltar para o plano gratuito de 5 GB), você também perderá seus benefícios do iCloud+.
O iCloud Private Relay é a versão da Apple para uma VPN
O iCloud Private Relay é um recurso integrado ao Safari para iPhone, iPad e Mac, bem como iOS e iPadOS. Ele foi projetado para proteger sua privacidade ao navegar na web com o navegador da Apple, além de atividades não criptografadas em aplicativos para iPhone e iPad. Não é uma VPN (rede privada virtual), mas foi projetado para atingir um objetivo semelhante: navegação segura e privada na internet.
O recurso foi criado para proteger sua identidade on-line criptografando todo o tráfego que sai de um dispositivo, ocultando efetivamente sua atividade on-line de provedores de serviços de internet, governos e bisbilhoteiros. É um dos recursos de privacidade de destaque do iCloud .
Como uma VPN, todo o tráfego é criptografado. Isso significa que se alguém interceptasse o tráfego, por exemplo, usando um ataque man-in-the-middle em uma rede sem fio pública, eles ainda precisariam descriptografar os dados para ver o que você está fazendo.
O que separa o Private Relay de outros serviços VPN similares é a abordagem “two-hop”. Uma vez que o tráfego da internet foi criptografado, ele é enviado por dois relays separados.
De acordo com a Apple : “O primeiro atribui ao usuário um endereço IP anônimo que mapeia sua região, mas não sua localização real. O segundo descriptografa o endereço da web que eles querem visitar e os encaminha para seu destino. Essa separação de informações protege a privacidade do usuário porque nenhuma entidade única pode identificar quem é um usuário e quais sites ele visita.”
Como o iCloud protege meus dados?
Com o Private Relay em vigor, a Apple afirma que nem mesmo ele consegue ver o que você está fazendo online. Um white paper da Apple publicado em dezembro de 2021 descreve em detalhes como o Private Relay funciona e quais tecnologias estão em uso. O iCloud Private Relay não está disponível em todos os países, embora a Apple não mantenha uma lista de disponibilidade geral.
A abordagem de dois saltos é nova, pois depende de uma primeira parte (Apple) e de uma terceira parte (um parceiro confiável) para tornar anônima sua atividade de navegação. A Apple saberá quem você é, já que você está usando seu serviço, mas não para onde você está indo, já que o destino é criptografado. Com o segundo salto, o parceiro confiável sabe para onde você está indo, mas não tem ideia de quem você é, já que seu endereço IP é anonimizado.
Há prós e contras na abordagem da Apple ao escolher entre uma VPN e usar o Private Relay. O design “conhecimento zero” da Apple, em que a empresa não pode interromper sua solicitação em virtude da infraestrutura envolvida. Não existe tal política com uma VPN, já que suas solicitações envolvem apenas os servidores do seu provedor de VPN. Você precisa ter certeza de que pode confiar na sua VPN.
É seguro utilizar VPN?
As VPNs permitem que você faça coisas como parecer estar em uma geolocalização diferente ao alternar o “ponto de saída” ao rotear seu tráfego. Você pode fazer coisas como acessar catálogos estrangeiros da Netflix e reservar passagens aéreas mais baratas ao alternar sua localização. As VPNs também não se limitam ao navegador Safari, e muitas podem até funcionar nos chamados roteadores VPN para proteger toda a sua rede. O iCloud Private Relay não foi projetado para isso.
A Apple ainda precisa atender às solicitações das autoridades para fornecer informações sobre os usuários determinadas pelo tribunal, mas tenha em mente que o iCloud Private Relay usa criptografia que nem mesmo a Apple consegue contornar.
Com uma VPN, fatores como onde você está localizado e o nível desejado de criptografia podem fazer uma diferença significativa no desempenho. A Apple afirma que o Private Relay funciona sem comprometer o desempenho. Infelizmente, o Private Relay ainda é suscetível a tempo de inatividade do servidor, o que pode efetivamente interromper o tráfego da web para dispositivos que dependem dele.
Você pode usar o iCloud Private Relay na maioria dos dispositivos Apple compatíveis com iOS e iPadOS 15 ou posterior, e macOS 12 Monterey.
Crie facilmente aliases de e-mail com Hide My Email
Outro recurso disponível para assinantes do iCloud+ é o Ocultar meu e-mail, que permite criar e excluir aliases de e-mail rapidamente, em vez de fornecer seu endereço real.
O recurso espelha o Sign in with Apple em uma tentativa de tornar os usuários anônimos e fornecer proteção aprimorada contra spam. Se você não confia em um serviço para não lhe enviar e-mails não solicitados, você pode simplesmente criar um novo nas configurações do Safari, Mail ou iCloud.
O endereço funcionará como qualquer outro, e todos os e-mails serão encaminhados para sua caixa de entrada. Se você descobrir que esse endereço em particular se tornou alvo de spammers, você pode facilmente excluí-lo nas configurações do iCloud. Saiba mais sobre como usar o Hide My Email para criar aliases de e-mail .
Use domínios de e-mail personalizados com o iCloud Mail
O iCloud+ também permite que você use domínios de e-mail personalizados com uma conta de e-mail do iCloud Mail. Adicione até cinco domínios personalizados para que você possa enviar e receber e-mails usando um endereço de e-mail “you@yourdomain.com”, em vez do sufixo usual “@icloud.com”.
Você pode configurar isso visitando a página de configuração de domínio personalizado do iCloud+ no site do iCloud.
Gravação de vídeo segura ilimitada HomeKit
Outro recurso notável fornecido pelo iCloud+ é o espaço de gravação ilimitado para câmeras de segurança conectadas ao HomeKit. Nenhuma das filmagens contará para seu armazenamento total do iCloud, com os últimos 10 dias de atividade visualizáveis no aplicativo Home no iPhone, iPad, Mac e Apple TV. As filmagens do HomeKit Secure Video também são criptografadas de ponta a ponta .
O único limite aqui é o número de dispositivos que você pode conectar. Assinantes em um plano de 50 GB podem conectar uma única câmera, o que aumenta para cinco câmeras em um plano de 200 GB. Se você pagar por 2 TB de armazenamento iCloud ou mais, poderá adicionar um número ilimitado de câmeras ao seu aplicativo Home sem penalidade de armazenamento.
Para que isso funcione, suas câmeras escolhidas precisarão ser compatíveis com o HomeKit Secure Video. Confira nosso melhor resumo de câmeras de segurança domésticas para ambientes externos para algumas ideias.
Incluído na sua assinatura do iCloud
O armazenamento em nuvem é caro, principalmente quando você considera que é uma assinatura contínua. Você pode tentar liberar espaço de armazenamento do iCloud fazendo coisas como reduzir o tamanho dos backups do seu dispositivo , mas eventualmente você provavelmente terá que atualizar seu plano de armazenamento do iCloud .
Pelo menos o iCloud+ melhora a proposta de valor ao adicionar alguns recursos úteis e valiosos dos quais você pode aproveitar.